A ARTE DO ANTIGO EGIPTO PELO MUNDO

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museu nacional de arqueologia

Lisboa, PORTUGAL

A coleção de antiguidades egípcias do Museu Nacional de Arqueologia constituída por 584 objetos (das quais 309 em exposição permanente) é a mais numerosa de Portugal, tendo sido reunida ao longo do século XX. Em 1909 Leite de Vasconcelos, fundador do Museu, trouxe do Egito cerca de setenta objetos; umas duzentas peças foram obtidas pela rainha D. Amélia durante a sua viagem ao Egito em 1903, passando para a posse do Estado em 1910; as restantes foram doadas pela família Palmela, por Bustorff Silva e Barros e Sá entre outros. Há cerca de oitenta peças de origem desconhecida.

A exposição cobre mais de cinco mil anos de história, indo desde a Pré-história (c.6000-3000 a.C.) até à Época Copta (395-642 d.C.) e nela estão representados os grandes períodos da civilização egípcia: o Império Antigo, o tempo áureo das pirâmides (c.2660-2180 a.C.); o Império Médio, uma época de grande brilho cultural (c. 2040-1780 a.C.); o Império Novo numa fase de expansão e de cosmopolitismo (c. 1560-1070 a.C.), a Época Baixa, com o seu renascimento artístico (664-332 a.C.); e a Época Greco-romana (332 a.C.-395 d.C.), durante a qual o Egito manteve uma notória independência cultural.

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museu EGÍPCIO

Cairo, EGIPTO

O Museu Egípcio é o mais antigo museu arqueológico do Oriente Médio e abriga a maior coleção de antiguidades faraônicas do mundo. O museu exibe uma extensa coleção que abrange desde o período pré-dinástico até a era greco-romana.

O arquiteto do edifício foi selecionado através de um concurso internacional em 1895, que foi o primeiro do gênero, e foi vencido pelo arquiteto francês Marcel Dourgnon. O museu foi inaugurado em 1902 por Khedive Abbas Helmy II, e tornou-se um marco histórico no centro do Cairo e lar de algumas das mais antigas obras de arte magníficas do mundo.

Entre a coleção incomparável do museu estão os enterros completos de Yuya e Thuya, Psusennes I e os tesouros de Tanis, e a Paleta Narmer comemorando a unificação do Alto e Baixo Egito sob um rei, que também está entre os artefatos inestimáveis ​​do museu. O museu também abriga as esplêndidas estátuas dos grandes reis Khufu, Khafre e Menkaure, os construtores das pirâmides no planalto de Gizé. Uma extensa coleção de papiros, sarcófagos e jóias, entre outros objetos, completa este museu excepcionalmente amplo.

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museu DO LOUVRE

Paris, FRANÇA

O Departamento de Antiguidades Egípcias do Museu do Louvre apresenta vestígios das civilizações que se desenvolveram no vale do Nilo, desde o final da era pré-histórica (c. 4000 aC) até o período cristão (século IV dC).

Apesar de uma crença amplamente aceita, a criação do Departamento de Antiguidades Egípcias do Louvre não foi uma conseqüência direta da expedição de Napoleão Bonaparte ao Egito entre 1798 e 1801. Os ingleses confiscaram como espólios de guerra as antiguidades coletadas pelos estudiosos durante a viagem, que incluíam a famosa Rosetta Stone, agora no Museu Britânico. Um pequeno número de obras trazidas de volta por indivíduos particulares entrou no Louvre em uma data muito posterior.
A publicação da Viagem de Vivant Denon em Haute et la Basse Égypte, em 1802, e os volumes das Descrições do Egipto, escritos pelos cientistas que participaram da expedição napoleônica entre 1810 e 1830, reviveram o interesse público no Egito antigo durante o primeiro quartel do século XIX - um renascimento muito mais profundo do que a moda que apareceu no design de móveis no final do reinado de Luís XVI.
Jean-François Champollion nasceu em 1790 e cresceu nesta atmosfera. Um linguista talentoso que dominou as línguas antigas e semíticas, ele resolveu o enigma da escrita faraônica em 1822. Ansioso para promover a civilização egípcia e combater os preconceitos dos estudiosos contemporâneos, ele ajudou a criar o museu egípcio em Turim. Ele conseguiu convencer o rei francês Charles X a comprar três das principais coleções que estavam à venda na época (Durand, Salt e Drovetti). Por decreto real de 15 de maio de 1826, ele foi nomeado curador de um novo departamento no Louvre, que foi inaugurado em 15 de dezembro de 1827.

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Museu Egípcio e a Coleção Papyrus

Berlim, ALEMANHA

O Museu Egípcio e a Coleção Papyrus têm uma conexão especial com suas salas de exposições: elas foram  criadas para a coleção no Novo Museu até 1855  . Depois que o prédio ficou em ruínas no centro da cidade por décadas, como resultado da Segunda Guerra Mundial, o Museu Egípcio e a Coleção de Papiros agora estão alojados novamente em seu prédio principal. Os restos das pinturas e ornamentos originais e exuberantes dos quartos foram preservados pelo escritório de David Chipperfield durante sua cuidadosa reconstrução do edifício, para que, em combinação com o design moderno das exposições, haja uma tríade convincente.
O busto de Nefertiti, em particular, cativa os visitantes no Museu Neues. Além dessa escultura, outras esculturas da rainha feitas de quartzito e granito até uma figura delicada de calcário contribuem para a imagem da rainha. Apresenta cabeças famosas de retratos de família, especialmente os rostos expressivos de seu marido Akhenaton, que se via como o representante terreno de um conceito monoteísta de Deus, e os membros da corte em Amarna por volta de 1351 a 1334 aC. 
Três câmaras de culto completas datam de épocas anteriores. Em centenas de relevos, eles oferecem um panorama da história cultural egípcia antiga e, por assim dizer, folheiam um livro sobre o desenvolvimento do estilo por volta de 2500 aC. BC.
As descobertas do Sudão não são menos extraordinárias. Eles incluem obras de arte do antigo reino meroítico, que data de 300 aC. AD a 400 AD consistia em relevos das capelas da pirâmide em Meroë, um altar do templo e o tesouro de ouro magistralmente criado da rainha Amanishakheto.
O grupo mais extenso do museu é a coleção de papiros com seus preciosos manuscritos originais. Eles se unem em sua totalidade, incluindo a "Ilíada" de Homero e dois manuscritos completos do "romance Sinuhe", para formar uma "Biblioteca da Antiguidade" única.
O Museu de Arte Egípcia e Coleção de Papiros cria um cosmo de continuidade e mudança nas culturas egípcia e núbia antigas altamente desenvolvidas ao longo de quatro milênios: o mundo cotidiano no vale do Nilo, a veneração de reis e deuses e a crença no futuro para o qual os visitantes são convidados.

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