ETNO FOLK

Fonte: Vimeo

 

Realização; A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria

 

Interpretação; Coro do Rancho Folclórico Santa Marinha Mogege

Este projeto, intitulado ETNO FOLK, surge no âmbito das ações de intervenção urbana promovidas pel’A Casa ao Lado, tendo como foco a cultura do Folclore no Concelho de Vila Nova de Famalicão, uma cultura ancestral, que continua muito presente, apresentando-a através de um grafismo contemporâneo. O   Projeto   tem   como   objetivo   representar   a   importância   que   o   Folclore   tem   para cada Freguesia, o seu passado histórico, os seus usos e costumes, a sua identidade cultural. Tendo em conta a valorização do Património de cada freguesia e a importância que cada Rancho   Folclórico   tem   para   a   mesma,   as   intervenções   urbanas   serão   uma   forma   de divulgação do trabalho de cada Grupo, assim como uma Promoção local e valorização do Património.

Folclore, morfologicamente, significa o conjunto de tradições e manifestações populares que provêm de mitos, danças e costumes que passam de geração em geração. O conceito do folclore, vem do inglês folklore, na qual “…folk significa povo e lore saber. Assim, a palavra significaria sabedoria do povo. Este conceito é parte importante de um povo,  representa a sua identidade, e para que o mesmo não se perca é necessário haver sempre alguém capaz de transmitir essas manifestações de geração em geração, tal como os grupos folclóricos, que normalmente nascem com o intuito de manter e preservar estas tradições populares. Mas o Folclore não é apenas uma forma de preservação de tradições, mas também Arte. Para além de representarem ações do dia-a-dia, são sem dúvida uma forma de expressão artística. Este veículo de cultura não é estático. Diariamente sofre evoluções, é figurativo, mas ainda assim a estilização acaba por ser uma condição “comercial” do mesmo. Quando se fala na era contemporânea, fala-se do adaptar tradições às novas solicitações do público, a uma nova forma de pensar, uma realidade em constante mudança. Assim sendo, A Casa ao Lado tem como objetivo retratar a memória coletiva de cada Grupo e   a   sua   personalidade   como   povo,   através   de   Pinturas   Murais,   homenagens   à   Cultura Tradicional   e   Popular   e   à   sua   identidade   cultural,   através   das   suas   cores,   movimentos, simbolismos, padrões. 

A plataforma do Famalicão ID reúne e disponibiliza informação detalhada sobre o património material e imaterial de Vila Nova de Famalicão. São milhares de documentos, fotografias e vídeos que contam a história do território ao longo dos séculos, desde os primórdios até aos tempos atuais.

transferir.jpg

Intervenção realizada na sede do Rancho Folclórico São Miguel-o-Anjo. 

IMG_20200820_185956.jpg

Em homenagem ao folclore e etnografia materializada nos seus três grupos: Grupo Etnográfico Rusga de Joane; Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Joane e Grupo Infantil e Juvenil de Danças e Cantares de Joane

IMG_20200730_092955.jpg

Em homenagem ao folclore e etnografia do concelho de Vila Nova de Famalicão.

IMG_20210111_094234.jpg

com o apoio

Logotipo_Horizontal_Famalicão_CâmaraMuni