A ARTE do impressionismo/pós-impressionismo PELO MUNDO

Museu Calouste Gulbenkian
Lisboa, PORTUGAL
O Museu Calouste Gulbenkian está inserido no conjunto que integra o Edifício-sede e parque da Fundação Calouste Gulbenkian (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa).
O museu abriu as suas portas em Outubro de 1969, dando seguimento às disposições testamentárias de Calouste Sarkis Gulbenkian, industrial de origem arménia, fixado em Portugal em meados do século XX, e que ao longo da sua vida reuniu uma vasta colecção de arte.

Museu Marmottan Monet
Paris, FRANÇA
Como uma das fundações da Académie des Beaux-Arts, o Museu Marmottan foi aberto ao público em 21 de junho de 1934. De acordo com os desejos de seu fundador, as salas pequenas ou auxiliares (cozinhas, banheiros etc.) desapareceram para criar espaços maiores e facilitar a circulação de visitantes. Além dessa adaptação física, outras mudanças aguardavam o museu, pois a aura da Académie des Beaux-Arts atraía novas doações e legados. O museu enriqueceu suas coleções e abriu um novo capítulo em sua história.
Juntamente com as principais coleções de obras do mundo de Berthe Morisot e Claude Monet, o Musée Marmottan Monet também possui um acervo considerável de arte moderna: os impressionistas aparecem com destaque, com Caillebotte, Degas, Pissarro, Renoir, Sisley e Rodin, como seus precursores: Boudin, Corot, Delacroix e Jongkind. O pós-impressionismo é representado por Gauguin ao lado de Signac, Lemmen, Maurice Denis, enquanto Chagall representa o período modernista.

Museu Nacional Thyssen-Bornemisza
Madrid, ESPANHA
O Museu Nacional Thyssen-Bornemisza abriga uma das coleções de pintura mais importantes reunidas no século XX. Embora a coleção tenha pertencido originalmente à família Thyssen-Bornemisza, após sua aquisição pelo Reino da Espanha em 1993, apenas um ano após a abertura do museu em Madri, em outubro de 1992, tornou-se parte do patrimônio espanhol. Em 2004, uma parte importante da coleção Carmen Thyssen-Bornemisza foi adicionada ao museu.
