A ARTE do impressionismo/pós-impressionismo  PELO MUNDO

gulbenkian 1.jpg

Museu Calouste Gulbenkian 

Lisboa, PORTUGAL

O Museu Calouste Gulbenkian está inserido no conjunto que integra o Edifício-sede e parque da Fundação Calouste Gulbenkian (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa).
O museu abriu as suas portas em Outubro de 1969, dando seguimento às disposições testamentárias de Calouste Sarkis Gulbenkian, industrial de origem arménia, fixado em Portugal em meados do século XX, e que ao longo da sua vida reuniu uma vasta colecção de arte.

monet 1.jpg

Museu Marmottan Monet 

Paris, FRANÇA

Como uma das fundações da Académie des Beaux-Arts, o Museu Marmottan foi aberto ao público em 21 de junho de 1934. De acordo com os desejos de seu fundador, as salas pequenas ou auxiliares (cozinhas, banheiros etc.) desapareceram para criar espaços maiores e facilitar a circulação de visitantes. Além dessa adaptação física, outras mudanças aguardavam o museu, pois a aura da Académie des Beaux-Arts atraía novas doações e legados. O museu enriqueceu suas coleções e abriu um novo capítulo em sua história.
Juntamente com as principais coleções de obras do mundo de Berthe Morisot e Claude Monet, o Musée Marmottan Monet também possui um acervo considerável de arte moderna: os impressionistas aparecem com destaque, com Caillebotte, Degas, Pissarro, Renoir, Sisley e Rodin, como seus precursores: Boudin, Corot, Delacroix e Jongkind. O pós-impressionismo é representado por Gauguin ao lado de Signac, Lemmen, Maurice Denis, enquanto Chagall representa o período modernista.

thyssen 1.jpg

Museu Nacional Thyssen-Bornemisza 

Madrid, ESPANHA

O Museu Nacional Thyssen-Bornemisza abriga uma das coleções de pintura mais importantes reunidas no século XX. Embora a coleção tenha pertencido originalmente à família Thyssen-Bornemisza, após sua aquisição pelo Reino da Espanha em 1993, apenas um ano após a abertura do museu em Madri, em outubro de 1992, tornou-se parte do patrimônio espanhol. Em 2004, uma parte importante da coleção Carmen Thyssen-Bornemisza foi adicionada ao museu.

chicago 1.jpg

Art Institute of Chicago 

Chicago, E.U.A.

O Art Institute of Chicago foi fundado como museu e escola de belas artes em 1879, uma época crítica na história de Chicago, com as energias cívicas dedicadas à reconstrução da metrópole que havia sido destruída pelo grande incêndio de 1871. A arte O Instituto encontrou seu lar permanente em 1893, quando se mudou para um prédio construído no que é hoje reconhecido como a terra natal tradicional do Conselho dos Três Incêndios - os povos Ojibwe, Odawa e Potawatomi. Construído em conjunto com a cidade de Chicago para a Exposição Mundial da Colômbia, no cruzamento da Michigan Avenue com a Adams Street, esse edifício - sua entrada ladeada pelos dois famosos leões de bronze - continua sendo a “porta da frente” do museu até hoje

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
889186_edited.png

Rua Dr. Francisco Alves 1058 ,  4770-435  Requião ,  Vila Nova de Famalicão , Portugal     |    geral@acasaaolado.com    |    252 115 448 -  934 841 129