top of page
  • A CASA AO LADO

Residência Artística “𝗢𝗥𝗜𝗚𝗘𝗡𝗦 — 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝘃𝗲𝗻çã𝗼 𝗔𝗿𝘁í𝘀𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗖𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝘁á𝗿𝗶𝗮”, Braga

 Já arrancou a nova Residência Artística “𝗢𝗥𝗜𝗚𝗘𝗡𝗦 — 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝘃𝗲𝗻çã𝗼 𝗔𝗿𝘁í𝘀𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗖𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝘁á𝗿𝗶𝗮”, promovida pela divisão da Cultura do município de Braga, com direção artística da A CASA AO LADO , envolvendo o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.

Trata-se de um projeto de intervenção artística que pretende promover a transformação social para a igualdade e liberdade, o direito em viver de maneira diferente, numa posição igualitária. O reconhecimento da diferença é importante para a gestão e consciência da diversidade cultural nas escolas, a igualdade, por sua vez, é fundamental para permitir que todos adquiram competências que lhes permita superar as barreiras sociais atuais. O objetivo passa pelo despertar do interesse dos alunos e professores envolvidos, à prática e experimentação artística na técnica da pintura mural.

A residência artística divide-se em duas fases: a primeira inicia-se com uma ação de formação junto dos professores do 1º ciclo do agrupamento, para posteriormente replicarem com os respetivos alunos e que culminará num objeto artístico final a fixar em todas as escolas do 1º ciclo; a segunda fase é com os alunos do ensino secundário, que irão trabalhar em torno de uma pintura mural.


Esta atividade está integrada no «ATLAS – Programa de Mediação Cultural», promovido pelo Município de Braga, alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.




Comments


bottom of page