top of page
  • A CASA AO LADO

URBAN YOUTH - Freguesia de Cruz

“Urban Youth” é um projeto de intervenção urbana em parceria com a Casa da Juventude de Famalicão que tem como objetivo promover o encontro e diálogo, entre jovens dos 12 aos 35 anos, no sentido de reforçar a coesão social e territorial através da arte.

No sentido de promover a atividade artística como instrumento de desenvolvimento económico, social e cultural, o projeto “Urban Youth” tem, ainda, como objetivo proceder à valorização de espaços urbanos através de intervenções artísticas.



Descrição do Mural

A intervenção realizada na Freguesia de Cruz tem como base a Festa do Senhor dos Aflitos, onde moradores de Santiago da Cruz erguem arco decorativo, construído pelas mulheres das freguesias vizinhas. Tradição que juntava Comunidade com um objetivo comum, as mãos a construir a flor simbolizam o trabalho que as mulheres tinham na construção das flores que adornavam os arcos, o levantar dos Arcos pelos homens da Comunidade, as mãos a puxar as cordas. E o peso que a tradição tinha na própria Comunidade realçada pelo Senhor dos Aflitos na ajuda a “carregar” as cordas.

bottom of page