• A CASA AO LADO

URBAN YOUTH - Freguesia de Esmeriz

“Urban Youth” é um projeto de intervenção urbana em parceria com a Casa da Juventude de Famalicão que tem como objetivo promover o encontro e diálogo, entre jovens dos 12 aos 35 anos, no sentido de reforçar a coesão social e territorial através da arte.


No sentido de promover a atividade artística como instrumento de desenvolvimento económico, social e cultural, o projeto “Urban Youth” tem, ainda, como objetivo proceder à valorização de espaços urbanos através de intervenções artísticas.



Descrição do Mural


O mural desenvolvido e inspirado tecnicamente pelo artista mexicano Rafael López, conta uma narrativa que parte do semear, do crescimento da semente em folha, que se desenvolve em ramada, dando lugar à uva. A simbologia do moinho, a importância do rio para que o moinho proporcione pão á comunidade, a ponte da pedrinha e o brasão como ligação ao património da freguesia.

Na segunda parte do muro a ligação ao património mantém-se com imagens estilizadas do brasão da Quinta da Pereira, capela de S. Marçal, apeadeiro ferroviário e alminhas do Souto. Culminam em símbolos associados à história da freguesia e Festas de São Pedro, ramadas, referência ao milho, pão, peixe e vinho verde.