• A CASA AO LADO

URBAN YOUTH - Freguesia de Vila Nova de Famalicão

“Urban Youth” é um projeto de intervenção urbana em parceria com a Casa da Juventude de Famalicão que tem como objetivo promover o encontro e diálogo, entre jovens dos 12 aos 35 anos, no sentido de reforçar a coesão social e territorial através da arte.

No sentido de promover a atividade artística como instrumento de desenvolvimento económico, social e cultural, o projeto “Urban Youth” tem, ainda, como objetivo proceder à valorização de espaços urbanos através de intervenções artísticas.


Ana Plácido, Camilo Castelo Branco, Alberto Sampaio, Cruzeiro Seixas, Soledade Malvar, Nuno Simões, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado, Castro Alves e Sousa Fernandes são agora presença assídua no Parque de Sinçães, em Vila Nova de Famalicão.

O rosto destes 10 ilustres famalicenses dão cor e vida ao novo mural de arte urbana do parque de Famalicão, pintado por um coletivo de 16 de jovens do concelho, apoiados e mentorados pelo centro artístico “A Casa ao Lado”.

O painel, inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal no passado sábado, dia 9 de julho, no âmbito das Comemorações do Dia da Cidade, é resultado do projeto “Urban Youth”, lançado no passado mês de abril pelo pelouro da Juventude da autarquia.

“É mais uma razão para que os famalicenses visitem o Parque de Sinçães”, disse Paulo Cunha, para quem a criação deste painel é também uma forma de demonstrar à comunidade que, com imaginação, é possível transformar o espaço público.

E acrescenta: “…e que através dessa imaginação possamos trazer para o presente a imagem e memória daqueles que marcaram e que ainda marcam o nosso concelho”.

Os mentores do projeto “A Casa ao Lado”, Joana Brito e Ricardo Miranda, marcaram também presença na inauguração do mural e mostraram-se satisfeitos com o resultado final. “Devemos estar todos orgulhosos por ver que a arte urbana chegou finalmente à nossa cidade e pelo trabalho destes jovens que, ao longo destes quase três meses de trabalho, aproveitaram também esta oportunidade para conhecer um pouco mais da história de Famalicão”, assinalou Joana Brito.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
889186_edited.png

Rua Dr. Francisco Alves 1058 ,  4770-435  Requião ,  Vila Nova de Famalicão , Portugal     |    geral@acasaaolado.com    |    252 115 448 -  934 841 129