A ARTE urbana PELO MUNDO
as Cidades e a sua relação com o Graffiti
Nas cidades de todo o mundo, há exemplos do impacto positivo da arte e de como pode ter uma influência positiva no bem-estar das pessoas que vivem em áreas urbanas. O que isso realmente significa? De que maneira exactamente a arte influencia positivamente o bem-estar das cidades? A arte urbana como uma forma de arte popular emergente está a ajudar a melhorar ou revitalizar áreas deprimidas das cidades que, de outra forma, eram consideradas zonas mortas, as pessoas estão agora a viajar para cidades para as quais talvez não tenham pensado em viajar, no objectivo de verificar os destinos da arte. Os artistas estão a encontrar novos locais e lojas para se expressar com o seu trabalho.
Estação de Metro Estocolmo
Estocolmo, Suécia
Não oficialmente conhecida como a “galeria de arte mais longa do mundo”, a estação de metro tem algumas pinturas emocionantes. A primeira pintura subterrânea foi pintada na década de 1970. A superfície áspera colorida das paredes e do teto dá uma impressão surreal de espaço em chamas.
90 de 100 estações exibem pinturas de quase 150 artistas. O objetivo inicial era levar a arte ao público usando o espaço público. A ideia funcionou e hoje essa pode ser a estação de metro mais popular do mundo.
Berlim, Alemanha
A capital é um centro para os artistas. E, claro, há muito espaço para os pintores: o que resta do Muro de Berlim está aberto para os artistas expressarem sua criatividade. A prática não é incomum na Alemanha - mesmo nas cidades mais pequenas, pode-se encontrar uma parede que é constantemente pintada e repintada pelos artistas.
O Muro de Berlim é uma atração popular. Enquanto isso, as pinturas geralmente não são apenas bonitas de se ver, mas também transmitem uma atmosfera política.
Buenos Aires, Argentina
A cidade é famosa por ter uma cena de graffiti verdadeiramente versátil e rica. Até há passeios, que levam os visitantes aos melhores murais. É também uma oportunidade de apoiar a comunidade da arte de rua e aprender sobre os costumes urbanos locais de dentro.
São Paulo, Brasil
A megacidade tem provavelmente a melhor zona de graffiti de todo o Brasil!
Aqui, os artistas expressam suas opiniões políticas, que têm um ângulo bastante agudo.
Paris, França
Parece glitter e glamour no coração da cidade, mas também há uma zona urbana vívida. Os franceses são provavelmente das pessoas mais revolucionárias e rebeldes do mundo. Portanto, não admira que se possa encontrar algumas críticas políticas na arte de rua local.
Los Angeles, EUA
Outra cidade, que tem um lado mais escuro atrás da superfície glamourosa. Hollywood é apenas uma pequena parte da cidade, que abriga vários grupos de pessoas. A arte abrange muito além da tela prateada e entra no subterrâneo, o que é evidente na arte do graffiti colorido e forte.
Descubra LA, que é diferente de qualquer outra cidade, onde é possível encontrar uma vida brilhante de celebridades, praias arenosas e uma cena artística mais sombria.
Bogotá, Colômbia
Há muitas partes da cidade, onde a arte do graffiti é legal. Assim, os artistas podem expressar sua criatividade livremente. A sua rica herança histórica também fornece um solo para jovens aspirantes a artistas virem aqui e explorarem os seus talentos.
Dizem que Bogotá tem uma cena artística verdadeiramente vibrante, mas que é ofuscada pelo México e pelo Brasil.
Melbourne, Austrália
A cidade é uma capital de graffiti na Austrália, aparentemente. Recentemente, tem atraído a atenção mundial para sua arte de rua: a cidade atrai pessoas de todo o mundo e, portanto, desenvolve um estilo realmente único.
Uma mistura de várias culturas é evidente nos murais da cidade.
Nova iorque, EUA
O centro cultural do mundo - a cidade produz as últimas tendências, gêneros e estilos, enquanto o resto do mundo segue. Encontra-se aqui algumas das artes de rua mais requintadas e exclusivas.
Descubra o seu palco artístico versátil e rico, que inspirou milhares de artistas que aqui vêm.