Um traço por Magalhães

A propósito das Comemorações do V Centenário da Primeira Volta ao Mundo (2019-2022), assim como Fernão de Magalhães, também o projeto “Um TRAÇO por Magalhães”, considerou ser possível a Comunidade Portuguesa espalhada pelo Mundo deixar a sua “marca” através de intervenções artísticas comunitárias.

urBAN YOUTH

“Urban Youth” é um projeto de intervenção urbana em parceria com a Casa da Juventude de Famalicão que tem como objetivo promover o encontro e diálogo, entre jovens dos 12 aos 35 anos, no sentido de reforçar a coesão social e territorial através da arte.
No sentido de promover a atividade artística como instrumento de desenvolvimento económico, social e cultural, o projeto “Urban Youth” tem, ainda, como objetivo proceder à valorização de espaços urbanos através de intervenções artísticas.

portugal no soho

Realizada no âmbito do ‘Portugal in Soho’, evento anual do Arte Institute promovido com o objetivo de recordar a herança cultural portuguesa em Manhattan, a iniciativa juntou cerca de 150 elementos da comunidade portuguesa do Soho de Nova Iorque, que se inspiraram nos padrões típicos da azulejaria portuguesa para criar em placas acrílicas transparentes padrões personalizados que projetaram no piso da Sullivan Street as sombras dos padrões gráficos desenhados, formando uma peça única.

RHI

A intervenção artística realizada com a Comunidade no RHI_ Arte & Business 2019 teve como base de trabalho, a imagem física do rinoceronte, especificamente sua cabeça. Os participantes dispunham de três cabeças gigantes de rinoceronte com cerca de 3mt de comprimento por 2mt de altura, em acrílico transparente de policarbonato, a fim de transmitir a dualidade leveza / peso e percepção de movimento entre eles. A ação dos participantes foi a aplicação de parafusos coloridos nessas mesmas cabeças, a fim de criar profundidade entre elas. Esses parafusos se ressentem do efeito de armadura que o próprio rinoceronte transmitiu com sua constituição.

TRAÇO

Projeto, intitulado “TRAÇO” - Intervenção Arte Urbana – Torres dos Edifícios das Lameiras, procurou possibilitar o acesso a novas formas de arte e informação aos jovens residentes, potencializando a sua integração social e a cidadania ultrapassando, assim, a situação de iminência exclusão social em que se encontravam.

Projeto vencedor do "Programar em rede"2017 pelo Município de V.N.Famalicão.

MARKA

Intervenções nos espaços escolares, de forma a que cada estudante deixe a sua marca e ao mesmo tempo requalifique-transforme a sua escola. 

lusíadas

Intervenção Urbana comunitária em 20 bancos da Rua Luís de Camões, em Famalicão, com a narrativa gráfica dos 10 cantos dos "Lusíadas".

ARTE`ID

O projeto ARTE'ID visa expressar apreço pelo patrimônio material e imaterial local, através da intervenção direta dos idosos, suas histórias e experiências. Essa opção metodológica para a recriação de lugares e pessoas tendo como objetivo principal permitir a transmissão cultural intergeracional do conhecimento e da cultura locais.

PRIVATE

No projeto "Private", a intervenção artística assume um papel estruturante em todo o conceito associado à ideia de arte-publicidade-requalificação agregando o elevado potencial deste conjunto de linguagens.

Cada "Private" é considerado um desafio criativo que permite promover novos traços identitários de cada local.

Aguardamos o próximo desafio!

Rua Dr. Francisco Alves 1058 ,  4770-435  Requião ,  Vila Nova de Famalicão , Portugal     |    geral@acasaaolado.com    |    252 115 448 -  934 841 129     

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram