Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
“MOVIMENTO A VEIGA”
Braga, Portugal
Comemorações do centenário do Nascimento do Mestre José Veiga
No âmbito das comemorações do centenário do nascimento do Mestre José Veiga, o projeto “Movimento a Veiga”, trabalhou com 180 alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches. Os alunos basearam-se nos estudos de vasos invertidos que o Mestre utilizou como ponto de partida para a criação das formas dos balões tradicionais de São João. Reinterpretando esse processo criativo, partiram também de diferentes formatos de vasos para conceber os seus próprios balões. A transparência foi um factor importante no desenvolvimento do projeto, visto que os esboços do Mestre Veiga eram muitas vezes realizados em papel vegetal. Assim as peças finais realizadas pelos alunos também evocam essa transparência.
A Mostra final é uma instalação artística, onde as estruturas de madeira, que sustentam as peças, evocam as bases usadas nas ornamentações das sanjoaninas.
À noite, cada coluna ilumina-se, criando assim uma nova identidade visual e sensorial que convida à contemplação e à valorização da herança artística do Mestre José Veiga.
Esta homenagem, para além de reconhecer o contributo inestimável de Mestre Veiga para a cultura e identidade Bracarense, é também uma forma inovadora de envolver as novas gerações na preservação e reinvenção da memória coletiva da cidade.


































