top of page
  • A CASA AO LADO

URBAN YOUTH - Freguesia de Vila Nova de Famalicão

“Urban Youth” é um projeto de intervenção urbana em parceria com a Casa da Juventude de Famalicão que tem como objetivo promover o encontro e diálogo, entre jovens dos 12 aos 35 anos, no sentido de reforçar a coesão social e territorial através da arte.

No sentido de promover a atividade artística como instrumento de desenvolvimento económico, social e cultural, o projeto “Urban Youth” tem, ainda, como objetivo proceder à valorização de espaços urbanos através de intervenções artísticas.


Ana Plácido, Camilo Castelo Branco, Alberto Sampaio, Cruzeiro Seixas, Soledade Malvar, Nuno Simões, Cupertino de Miranda, Bernardino Machado, Castro Alves e Sousa Fernandes são agora presença assídua no Parque de Sinçães, em Vila Nova de Famalicão.

O rosto destes 10 ilustres famalicenses dão cor e vida ao novo mural de arte urbana do parque de Famalicão, pintado por um coletivo de 16 de jovens do concelho, apoiados e mentorados pelo centro artístico “A Casa ao Lado”.

O painel, inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal no passado sábado, dia 9 de julho, no âmbito das Comemorações do Dia da Cidade, é resultado do projeto “Urban Youth”, lançado no passado mês de abril pelo pelouro da Juventude da autarquia.

“É mais uma razão para que os famalicenses visitem o Parque de Sinçães”, disse Paulo Cunha, para quem a criação deste painel é também uma forma de demonstrar à comunidade que, com imaginação, é possível transformar o espaço público.

E acrescenta: “…e que através dessa imaginação possamos trazer para o presente a imagem e memória daqueles que marcaram e que ainda marcam o nosso concelho”.

Os mentores do projeto “A Casa ao Lado”, Joana Brito e Ricardo Miranda, marcaram também presença na inauguração do mural e mostraram-se satisfeitos com o resultado final. “Devemos estar todos orgulhosos por ver que a arte urbana chegou finalmente à nossa cidade e pelo trabalho destes jovens que, ao longo destes quase três meses de trabalho, aproveitaram também esta oportunidade para conhecer um pouco mais da história de Famalicão”, assinalou Joana Brito.

bottom of page