A arte entendida como instrumento de inclusão social é um meio de complemento de distintas formas de desenvolvimento de aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento.

É a experiência artística um espaço inclusivo por excelência uma vez que permite, no âmbito da diversidade do criador, alcançar novas perspetivas da realidade e criar múltiplas oportunidades.

Quando aliada a novos modelos de participação, a arte, surge como uma ferramenta promotora da cidadania capaz de alterar o paradigma social. Neste sentido, a arte quando incluída num trabalho de intervenção social na esfera pública, através da realização de projetos cívicos onde o individuo tem a oportunidade de expressar a sua identidade pessoal e social, apresenta um contexto de revigoração do conceito de cidadania.

Movimento de Arte Pública Alternativo

MATOSINHOS3.jpg

Um traço por Magalhães

A propósito das Comemorações do V Centenário da Primeira Volta ao Mundo (2019-2022), assim como Fernão de Magalhães, também o projeto “Um TRAÇO por Magalhães”, considerou ser possível a Comunidade Portuguesa espalhada pelo Mundo deixar a sua “marca” através de intervenções artísticas comunitárias.

IMG_20190806_115103.jpg

urBAN YOUTH

“Urban Youth” é um projeto de intervenção urbana em parceria com a Casa da Juventude de Famalicão que tem como objetivo promover o encontro e diálogo, entre jovens dos 12 aos 35 anos, no sentido de reforçar a coesão social e territorial através da arte.
No sentido de promover a atividade artística como instrumento de desenvolvimento económico, social e cultural, o projeto “Urban Youth” tem, ainda, como objetivo proceder à valorização de espaços urbanos através de intervenções artísticas.

IMG_20200820_185956.jpg

ETNO FOLK MURALS

O Projeto tem como objetivo representar a importância que o Folclore tem para cada local, o seu passado histórico, os seus usos e costumes, a sua identidade cultural.

2.jpg

ARTE`ID

O projeto ARTE'ID visa expressar apreço pelo patrimônio material e imaterial local, através da intervenção direta dos idosos, suas histórias e experiências. Essa opção metodológica para a recriação de lugares e pessoas tendo como objetivo principal permitir a transmissão cultural intergeracional do conhecimento e da cultura local .

20170217_171608.jpg

MARKA

Intervenções nos espaços escolares, de forma a que cada estudante deixe a sua marca e ao mesmo tempo requalifique-transforme a sua escola. 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
889186_edited.png

Rua Dr. Francisco Alves 1058 ,  4770-435  Requião ,  Vila Nova de Famalicão , Portugal     |    geral@acasaaolado.com    |    252 115 448 -  934 841 129